Trocar a resistência para chuveiro ou comprar um novo?

A resistência para chuveiro é um material que volta e meia nos deixa na mão. Em algumas casas com um intervalo de tempo maior, em outras com mais frequência.

Nada é mais decepcionante do que chegar em casa cansado do trabalho, esperando aquele banho perfeito para descansar e esquecer dos problemas diários que tivemos que resolver, não é?

Mas exatamente nesse momento você descobre que a resistência queimou pela milésima vez e seu banho infelizmente não será da forma que sonhou e planejou ao final da tarde. Nesse momento surge a dúvida, trocar ou comprar outra resistência para chuveiro?

Para saber o que mais vale a pena continue acompanhando este conteúdo!

Por que a resistência queima?

A resistência para chuveiros possui vários fatores que devem ser levados em consideração. Primeiramente entenda o processo de funcionamento do chuveiro e da resistência para que depois o entendimento possa ser mais efetivo.

Para um funcionamento correto do chuveiro elétrico a água da ducha é aquecida pela resistência através da energia captada por ela. Ao mesmo tempo em que esfria a resistência para não gerar superaquecimento.

Além disso, quando há pouca ou nenhuma água no interior do chuveiro a resistência não tem como transmitir a energia gerada, sendo a única saída, queimar.

Porém, nesse caso a situação é ainda mais complicada. A resistência é um curto circuito controlado e quando não há o funcionamento correto, chega em alguns casos a pegar fogo.

Mito ou verdade

No inverno a resistência tem uma chance maior de queimar porque é natural que quando a temperatura está fria, as pessoas tendem a reduzir a quantidade de água no chuveiro para poder contar com a temperatura da água mais quente.

Porém, isso faz com que a resistência trabalhe forçada porque independente de a quantidade de água ser mais baixa, a energia térmica gerada permanece.

Agora imagine o funcionamento forçado durante meses, a queima ou rompimento da resistência para chuveiro é certa. Por isso, é verdade quando dizem que as resistências têm mais chances de estragar no inverno.

Resistência para chuveiro

Como saber diferenciar o chuveiro quebrado da resistência queimada

É muito mais comum que ao invés de trocar o chuveiro como um todo, troque-se apenas a resistência. Mas muitas vezes o problema não está somente nessa peça, pode estar na verdade no próprio aparelho.

Por isso, observe o funcionamento do chuveiro, com que frequência ele estraga e após quais atitudes. Pode parecer que não, mas a troca por diversas vezes da resistência pode afetar o funcionamento do aparelho e em alguns casos, não é exatamente isso que o fará funcionar.

Quando a troca da peça não funcionar e o chuveiro permanecer com mau funcionamento, a troca do chuveiro é a medida certa a se tomar.

Vale a pena trocar a resistência para chuveiro?

Tudo depende da sua rotina. Se para você a resistência para chuveiro quase nunca gera problemas, então talvez seja mais produtivo e econômico realizar somente a troca da resistência.

Agora se esse problema é frequente, falando de forma econômica, você poderá gastar muito mais comprando e trocando apenas a resistência, do que se comprar outro chuveiro após algumas trocas.

É importante lembrar que se você tem atitudes que influenciam na queima da resistência, não existem marcas ou produtos que resistirão com o tempo. Nesse sentido, a mudança de hábitos é o maior causador dos gastos com chuveiro.

Cuidados

Se você mora sozinho, na hora de trocar a resistência para chuveiro, é importante tomar alguns cuidados para que não tenha que contar com mais problemas e dores de cabeça.

Lembre-se de colocar água no interior do chuveiro para deixar que a resistência funcione corretamente, desligue o disjuntor e realize a instalação. Cuide com as espirais da resistência, caso estejam próximas é necessário separá-las. Do contrário, podem ser o motivo da queima da peça.

 

Como escolher a melhor opção de chuveiro para compra?

No mercado há vários tipos de chuveiro e tudo depende da forma e do estilo que você deseja. Alguns podem contar com mais opções de temperatura, outros possuem uma saída da água maior, alguns possuem um design mais moderno, outros mais clássico.

O chuveiro ideal será aquele que satisfaz todas as suas necessidades em uma das horas mais prazerosas do dia a dia.

E agora?

Já decidiu o que fazer com a resistência para chuveiro da sua casa? Lembre-se de estar atento a frequência que ele estraga. Muitas vezes mais barato do que sempre ficar arrumando é trocar de vez.

Agora ficou muito mais fácil entender quais as características de uma resistência queimada. E ainda, quais medidas tomar para evitar esses problemas quando você mais precisar de uma água quentinha para aquele banho tão esperado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avise quando estiver disponível Vamos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantidade Nós não compartilharemos seu endereço com mais ninguém.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.