Limpar caixa de gordura

Como limpar a caixa de gordura plástica

Provavelmente você já ouviu alguém falar que precisa limpar a caixa de gordura da casa. Por mais que seja uma tarefa pouco comentada, é extremamente necessária. Afinal é a caixa de gordura que mantém a saúde de toda a parte hidráulica da casa.

Isso porque, auxilia na limpeza do sistema hidráulico da residência. Assim, proporciona um funcionamento correto e sem surpresas.

Poucas pessoas sabem que limpar a caixa de gordura é fundamental e importante. Pensando nisso, buscamos aliar nossos produtos com as suas necessidades e assim, fazer parte e auxiliar nessa etapa de limpeza.

Para saber como é o processo e quais passos você deve tomar, continue lendo este conteúdo.

 

O que é caixa de gordura

A caixa de gordura é um equipamento que auxilia na manutenção do sistema hidráulico da casa. Dessa forma, permite que a gordura despejada nas pias das cozinhas separarem-se da água que corre entre os canos.

Você já aprendeu que a densidade da água e do óleo são diferentes. Por isso, não se misturam. A caixa de gordura foi pensada no mesmo intuito, separar os dois elementos, já que o óleo é mais denso que a água.

Importância da caixa de gordura

Se você já aprendeu sobre as densidades, então já deve ter ouvido falar também que o óleo polui o meio ambiente e afeta a reprodução e vida nos rios, lagos e mares.

Imagine que todo o óleo derramado na pia da cozinha, de forma errônea, chega a ambientes que necessitam de luz solar para o desenvolvimento. Seria horrível que as plantas e vidas fossem prejudicadas, certo?

Por isso, se dá a importância de mantê-la em manutenção frequente. E claro, sem deixar de lado a ideia de que a gordura quando despejada na pia da cozinha, por exemplo, quando seca endurece.

Dessa forma, afeta a passagem da água pelos canos e assim, entupindo todo o sistema hidráulico da residência.

O que diga-se de passagem, não é nada bom!

 

Como limpar a caixa de gordura

Pensando na importância que limpar a caixa de gordura possui, separamos algumas dicas e passos para seguir que ajudarão na hora de exercer tal atividade.

Lembre-se da importância de utilizar luvas e um equipamento adequado para que não haja contato direto com o resíduo. Alguns EPI’s (Equipamento de proteção individual) como por exemplo, luvas de borracha e máscara são importantes.

Por se tratar de um resíduo de difícil manuseio, as luvas exercem um papel essencial e a máscara auxilia na retenção do mau cheiro gerado pela caixa de gordura.

 

Passo 1

Após colocar o EPI, deve-se abrir a caixa de gordura e retirar a cestinha. Algumas caixas não possuem e por isso, a limpeza pode se tornar um pouco mais complicada, mas não impossível.

É necessário nessa etapa, retirar o excesso de resíduos com uma pá de pedreiro ou então com a mão, revestida por uma sacola plástica, tudo depende de qual opção você irá escolher.

Lembre-se de colocar o resíduo em uma sacola plástica para realizar o descarte correto.

 

Passo 2

Caso o encanamento esteja entupido, outros materiais serão necessários para que consiga se alcançar o lugar e provocar o desentupimento.

Nesse caso, é necessário também o desentupidor manual, uma ferramenta que serve como um cabo que deve ser inserido dentro dos canos proporcionando o auxílio na limpeza hidráulica.

Limpar caixa de gordura

Passo 3

Após retirar todos os resíduos e excessos de gordura a caixa está pronta para nova utilização.

Mas é importante enfatizar que a gordura deve ser retirar da caixa e dos canos e não empurrada para dentro deles, assim mesmo que seja resolvido por alguns dias, não solucionará de forma correta.

 

Frequência para limpeza

A manutenção da caixa de gordura varia conforme a forma que você utiliza e o que permite passar pelos canos das pias.

É indicado:

  • A cada 6 meses em residências;
  • De 3 em 3 meses para caixas em apartamentos;
  • Uma vez por mês em bares e restaurantes pequenos;
  • Semanalmente em lugares com alta utilização de gordura.

 

Não faça!

Uma dica é não utilizar soda cáustica, água quente ou desengordurante, esses produtos amolecem a gordura o que faz com que ela passe facilmente pelos canos, mas o ideal não é esse, afinal mais tarde essa gordura poderá endurecer a causar entupimentos novamente.

Livre-se do mau cheiro e dores de cabeça

Agora que você já sabe como limpar a caixa de gordura está pronto para colocar a mão na massa. Mesmo que a tarefa não seja a mais agradável, ela auxilia para o não comprometimento  do sistema hidráulico.

Utilize máscara, luvas, roupas velhas, espátula de pedreiro e sacos de lixo para estar pronto e limpar de forma correta e com cuidado.

Avalie com que frequência limpar da caixa de gordura. Saiba que mau cheiro e escoamento fraco representam caixa lotada!

Para que você esteja pronto entre em nosso site e adquira todos os materiais que você precisa para manter sua casa limpa e perfumada!

Limpar caixa de gordura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avise quando estiver disponível Vamos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantidade Nós não compartilharemos seu endereço com mais ninguém.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.