9 itens necessários para conservar a casa para quem mora sozinho

Se você mora sozinho há pouco tempo sabe que a lista de coisas para comprar parece não ter fim. Afinal, é preciso ter itens básicos, como geladeira, fogão, uma mesa… mas, esses são os artigos grandes, os fáceis de lembrar.

A verdade é que é preciso adquirir mais coisas, igualmente importantes para ajudar no bom funcionamento da casa, como itens para o fogão, materiais de limpeza, utensílios de segurança e muito mais.

Além da tão desejada liberdade que sair da casa dos pais proporciona, é preciso ter responsabilidade e condições financeiras de arcar com todas as despesas, já que agora tudo é por sua conta.

Então, pegue o bloquinho e uma caneta e anote todos os itens necessários a se adquirir para não passar apuros nos momentos que você mais precisar.

Número 01: Luvas de limpeza

Pode parecer um item pouco importante, mas, as luvas são sim essenciais para quem mora sozinho. Como falamos anteriormente, as despesas com a casa estão todas em suas mãos, mas, não só isso: a limpeza também.

As luvas de borracha são equipamentos de proteção, afinal, ao fazer a limpeza de um local, existem diferentes substâncias nos produtos utilizados, que podem, se em contato direto com a pele, acarretar em reações alérgicas, reações inflamatórias, como dermatite, ou queimaduras.

Além disso, se você já tiver utilizado alguns produtos, em outros momentos, e eles não tiverem causado problemas, é importante ficar atento. As complicações podem surgir com o uso frequente de determinadas substâncias.

Número 02: Mangueira para gás de cozinha

Como falamos lá no início, é comum pensar em comprar um fogão quando se mora sozinho, mas, para que o utensílio funcione corretamente você precisa de gás e, então, entram na lista mais dois itens essenciais: uma mangueira flexível para gás e um regulador de gás para botijão (ah, e claro, o próprio botijão).

Essas duas peças são extremamente importantes, pois elas são as responsáveis por levar o gás até o fogão. A instalação pode parecer complicada, mas, com cuidado e seguindo algumas dicas, você pode fazer sozinho. Entenda mais no vídeo a seguir:

 

Número 03: Chuveiro

Algumas casas ou apartamentos alugados podem vir acompanhadas de um chuveiro, mas essa não é a realidade que boa parte de inquilinos encontra. Então, sim, você precisa se lembrar de comprar um chuveiro. Já pensou ficar sem tomar banho depois de um longo dia de trabalho?

Existem diferentes opções de chuveiros e a sua tarefa é escolher o que melhor atenderá as suas necessidades. Uma lista de coisas que pode ajudar você a tomar uma decisão:

  • Observe os preços, se para você o chuveiro mais barato for o vencedor, é importante pesquisar antes de fazer uma compra;
  • Temperaturas: se você é uma pessoa que gosta de banhos mais quentes, pode escolher um chuveiro que ofereça mais opções de temperatura além das mais comuns (inverno e verão), assim, terá um controle maior;
  • Analise se o chuveiro será instalado na parede ou no teto, isso também influencia na hora da compra;
  • Verifique a voltagem do imóvel, alguns lugares podem ser 110 volts, enquanto outros são 220 volts. Se você comprar um chuveiro que demanda uma voltagem de 220 volts, pode ser que ele não funcione com a capacidade total e, pior de tudo: queime a resistência.

Quer entender mais sobre os sistemas de voltagem? Clique aqui.

Número 04: Furadeira de impacto

Seja em uma casa ou em um apartamento, é preciso instalar diferentes armários, como na cozinha, no banheiro, prateleiras no quarto, suporte para o televisor… a lista é grande. Então, uma furadeira será a sua melhor amiga neste momento.

Além de não precisar encontrar alguém para pedir a ferramenta emprestada, você poderá utilizar a furadeira sempre que precisar. Afinal, a vida de quem mora sozinho tem diversas surpresas ao longo dos dias e grande parte delas serão resolvidas por você.

Existem diferentes opções de furadeira no mercado e você precisa entender para qual demanda utilizará o aparelho. Por isso, para saber mais sobre elas, clique aqui.

Número 05: Varal de chão

itens para quem mora sozinho

Assim como a limpeza da casa, a lavagem das roupas também será feita por você. Então, que tal investir em um varal? Afinal, se você partiu para a jornada de morar sozinho em um apartamento, pode ser que o espaço para estender roupas na área comum do prédio seja limitado e, então, você vai precisar encontrar outra forma de manter as suas roupas secas.

Os varais de chão são excelentes alternativas para isso, pois são dobráveis. Dessa forma, você pode mantê-lo guardado nos dias que não estiver utilizando e o melhor: não precisa exatamente ter uma área de limpeza para isso, já que eles podem ser guardados atrás de um móvel.

Se você mora em uma casa, o varal também é um item importante, já que nos dias de chuva você pode manter as suas roupas secando dentro de casa, sem se preocupar em encontrá-las molhadas novamente no fim do dia, quando retornar do trabalho.

Número 06: Cadeados

Este é um item mais voltado para quem mora sozinho em uma casa, já que em um residencial as normas de segurança podem variar muito de acordo com as convenções coletivas. Ainda assim, se você sentir a necessidade, pode trancar as janelas com a ajuda de cadeados.

Os cadeados ajudam a proteger itens pequenos, como a caixa de correios, a itens maiores, como uma bicicleta ou oferecer uma proteção extra ao trancar o portão.

Antes de adquirir o item, você precisa se atentar a alguns pontos, como o material, que pode ser metal, latão, alumínio e aço, e também o tamanho da peça, que, além de vir especificado na embalagem do cadeado, virá escrito no utensílio.

De forma simplificada, a numeração será composta por uma letra e por dois números. Por exemplo: E – 20, significa que o cadeado tem 20mm, assim com todos os outros.

Cadeados com o mesmo segredo

Cada cadeado possui um sistema, um segredo, diferente dos outros, pensando na segurança. Porém, se você precisar manter muitas coisas trancadas e que não quiser acumular diversas chaves, pode procurar kits de cadeados com o mesmo segredo. Assim, todos serão abertos com a mesma chave e você não precisa se preocupar em marcar todas as chaves, de acordo com cada cadeado, muito menos em qual local de sua casa armazenará um molho enorme de chaves.

Número 07: Arandela led a energia solar

Certamente quem mora sozinho pensa em diferentes maneiras de economizar dinheiro. O que pode ocorrer de diferentes formas, começando pelos ambientes externos.

Para isso, uma arandela movida a energia solar pode ser uma excelente solução. Ela passa o dia todo sendo recarregada com a energia solar, com a ajuda de um painel que converte a luz do sol em energia elétrica, carregando as baterias internas. Assim, à noite, um sensor fotossensível ativa a arandela automaticamente ao escurecer e toda vez que for detectado movimento.

Dessa forma, você elimina o consumo desnecessário de energia, consegue economizar na conta de luz e ainda garante segurança e sustentabilidade.

Ah, como as arandelas são carregadas com a energia solar, o indicado é fazer a instalação em locais onde há grande exposição a luz solar.

Número 08: Lixeiras

Este pode parecer um item menos importante, mas ele é igualmente essencial. Afinal, morar sozinho não é sinônimo de não produzir lixo.

Serão necessárias lixeiras para a cozinha, o banheiro, área externa e, se você tiver algum espaço dedicado para home office (mesmo que seja o seu quarto), uma lixeira metálica também é de grande ajuda.

Número 09: Calha para pia de cozinha

Sujar louça é algo inevitável, por isso, sempre vai existir algo esperando para ser lavado na pia de sua cozinha. Uma calha que protege contra respingos é essencial, porque vai evitar que a água escorra pela parede, para trás do gabinete da pia, causando mofo e estragos no balcão. Além disso, ajuda a evitar que a pintura da parede estrague.

Agora você está pronto!

Se você mora sozinho, ou se já está com data marcada para mudar, já está preparado para comprar os itens básicos que ajudam a manter a casa conservada, em ordem e segura. Lembre-se que os utensílios maiores, como uma geladeira ou o fogão, são bem mais difíceis de esquecer do que uma lixeira ou uma calha para pia de cozinha.

Portanto, anote todas as nossas dicas. Se for preciso, retorne alguns tópicos e veja se você já tem algum dos itens ou se foi pego de surpresa.

Ah, se você está planejando morar sozinho nos próximos meses, a nossa dica final é para que economize o máximo de dinheiro que puder. Assim, conseguirá comprar as mais variadas coisas necessárias para o funcionamento ideal de uma casa.

Gostou de nossas dicas? Já mora sozinho e tem algum item necessário para indicar para quem está prestes a embarcar nessa aventura? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avise quando estiver disponível Vamos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantidade Nós não compartilharemos seu endereço com mais ninguém.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.