trocar botijão de gás

5 dicas que você precisa saber antes de trocar o botijão de gás

Apesar de ser algo que está diretamente na nossa rotina, trocar o botijão de gás pode ser uma tarefa um pouco mais difícil do que parece. É claro, que na maioria dos casos os próprios entregadores fazem a instalação do botijão.

No entanto, é importante que, caso você tenha o hábito de comprar o botijão antes de acabar o gás do que está em uso, para não encarar surpresas na hora de cozinhar, saiba como realizar essa tarefa para não passar apuros e, muito menos, lidar com vazamento.

Para auxiliar você que mora sozinho ou que precisa aprender como instalar um botijão de gás, separamos algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil e tranquila. Claro que os cuidados são sempre necessários. Por isso, tenha sempre em mãos ou próximo a você o telefone de algum apoio e ajuda, caso tenha algum problema.

trocar botijão de gás

O que é o regulador de gás?

 

Basicamente, o regulador de gás é a ferramenta que permite o controle da entrada e saída da pressão para que sejam evitados os acidentes. Independentemente se utilizado em residências, restaurantes e indústrias.

Essa válvula reguladora controla automaticamente o fluxo de gás para os demais equipamentos, sendo necessário o fechamento total quando há a necessidade de trocar o botijão de gás.

Para essa troca acontecer de forma segura, alguns cuidados são fundamentais e a atenção para algumas ações e regras também.

 

1- Avaliar a condição do gás

 

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você cuide e avalie as condições dos equipamentos que auxiliam na transmissão do gás, como a mangueira, a válvula, o regulador e o próprio botijão de gás.

Esses cuidados são para que não haja problemas e que a instalação aconteça de forma correta.

Por se tratar de algo que pode causar grandes estragos, utilize de forma correta, em lugares apropriados e realize testes antes. Como por exemplo na mangueira, para verificar se não há furos.

 

2- Teste de vazamento

 

O vazamento de gás é um grande problema que pode ocasionar acidentes. Por isso, é importante que você esteja atento antes e depois da instalação.

Lembre-se que depois de trocar o botijão é indicado o teste de vazamento na válvula de gás com uma esponja e detergente. Caso haja algo errado o detergente começará a criar bolhas, nesse momento feche novamente a passagem de gás e encontre o defeito.

Se o problema persistir entre em contato com o fornecedor do botijão, pode ser defeito na borracha de vedação ou em algum elemento do equipamento.

 

 

3- Atenção a válvula de gás

 

A válvula de gás e o registro podem apresentar problemas com o passar do tempo ou imediatamente após a instalação do botijão impedindo que você usufrua com segurança.

Preste atenção ao:

  • Chiado;
  • Furos;
  • Passagem de gás mesmo com a válvula fechada.

 

4- Cuidados para abertura

 

É comum que as pessoas busquem ferramentas para auxiliar na abertura dos lacres. Alguns podem utilizar facas e outros elementos de corte, porém, nessa questão mora o perigo.

Isso porque, quando você utiliza ferramentas pontiagudas para realizar o corte, as chances de atingir outra parte do botijão e acabar danificando esse objeto é grande. Por isso, a indicação é que sempre realizar o rompimento e a instalação com a mão, sem ferramentas, evitando problemas.

trocar botijão de gás

5- Em caso de problemas

 

Você sabe para quem recorrer em caso de apertos? Na maioria dos casos, você deve entrar em contato com o fornecedor, para que ele vá até o local e realize a troca do botijão de gás ou então que providencie a troca do equipamento.

Mas pode ser que o problema esteja na mangueira que você mesmo adquiriu, nesse caso, desligue o equipamento e retorne para a loja em que comprou para realizar a troca.

É importante também lembrar de manter o espaço arejado e, em caso de vazamentos, buscar colocar o botijão de gás em ambientes abertos.

 

Está preparado para instalar seu próprio botijão?

 

Agora você já tem as principais dicas e as mais importantes para não contar com apuros na hora de trocar o botijão de gás. É importante sempre contar com a segurança na realização dessa tarefa, por isso, busque manter o espaço sempre arejado, longe da possibilidade de fogo e longe de tomadas.

A segurança é o principal pedido. Você pode trocar sozinho, mas caso esteja inseguro, procure um profissional ou peça para que o fornecedor espere para realizar essa tarefa.

 

trocar botijão de gás

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avise quando estiver disponível Vamos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantidade Nós não compartilharemos seu endereço com mais ninguém.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.